terça-feira, 14 de outubro de 2014

Mensagem do Novo Presidente da FIAMC (Federação Internacional das Associações Médicas Católicas)


Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Gostaria de agradecer a todos vocês por que é realmente uma grande honra ser eleito como o presidente da FIAMC. Obrigado por sua confiança em mim, mas eu me sinto totalmente inadequado para a tarefa em mãos. No entanto, estou confortado pelo pensamento de que Jesus escolheu um pescador ignorante, em vez de um rabino para liderar a Igreja. A frase "Não temais", que o Papa João Paulo II proferiu quando da sua eleição para o papado ecoa em minha mente e alivia um pouco da minha apreensão.

O papel da FIAMC hoje em uma sociedade cada vez mais secularizada tornar-se cada vez mais importante. Nós, os médicos católicos, somos provavelmente, uma das últimas linhas de defesa contra as forças contrárias a família a vida, que o Santo Papa João Paulo II chamou de "cultura da morte" e que ele profetizou que afligiriam a sociedade.

Talvez seja providencial para que eu inicie meu mandato com uma peregrinação à Turquia nas pegadas de São Paulo, o missionário incansável. Comprometo-me a orar por todos e cada um de vós e em troca eu espero que vocês orem por mim e todos os funcionários da FIAMC.

Sou grato ao Dr. José Simon, o ex-presidente imediato e ao Secretário-Geral Dr. Ermanno Pavesi por concordarem em assumir a maioria das funções cerimoniais, especialmente em Roma, as quais eu iria encontrar dificuldade em participar por causa das barreiras de distância geográfica e de idioma.

Isso permitirá me concentrar no que eu considero ser a tarefa mais importante para FIAMC que é continuar a desenvolver FIAMC em uma família verdadeiramente internacional e ajudar especialmente os membros mais jovens e estudantes de medicina a crescer espiritualmente e serem formados como médicos católicos. Eu estabeleci uma comissão a ser liderado por um dos pilares da FIAMC Dr Kevin Murrell composto de jovens médicos de todos os continentes. A comissão já se reuniu e apresentou várias sugestões interessantes. A Federação Asiática na sua reunião EXCO no 24o Congresso FIAMC também abraçaram entusiasticamente a formação dos médicos mais jovens e estão considerando a organização de um congresso paralelo para os membros mais jovens e estudantes de medicina.

Eu também tenho discutido com o Dr. Robert Walley a institucionalização da Matercare Internacional como o braço obstétrico e ginecológico da FIAMC e encarreguei-o de criar uma comissão para cristalizar como FIAMC como uma organização pode promover a maternidade e proteger a vida desde o início. Juntamente com Dr. Elvis Seman e Dr Chazan ele prometeu apresentar as suas recomendações em breve. Nesse meio tempo para demonstrar seu apoio para a dignidade da vida humana pedi a cada um de vocês para assinar a declaração de fé que pode ser encontrado no site da Matercare www.matercare.org. Este importante documento declara nossa crença de que a vida começa no momento da concepção. Em uma reunião da Presidência com o Dr. José Simon, concordamos em criar um Comitê de Bioética que irá convidar especialistas sobre diversas questões como a contracepção, direitos dos homossexuais lésbicas, aborto para configurar tarefas para desenvolver documentos de posição e reunir estudos de apoio para que todas as organizações membros que enfrentam esses problemas possam usar como material de recurso. Também será a criada uma Comissão de Missões para apoiar o desenvolvimento de um trabalho missionário como uma expressão de nossa fé em ação

A Presidência também irá trabalhar para expandir a associação da FIAMC de seus membros presentes em 78 países. Atualmente, alguns membros do comitê executivo têm a tarefa de desenvolver Associações Médicas Católicas em países como Camboja, Papua Nova Guiné e Ilhas Salomão. Todos estes projetos exigirão uma melhoria da comunicação entre as organizações membros e a FIAMC através das mídias sociais, como internet, face book, sites de blog etc

A tarefa de desenvolver FIAMC como uma voz internacional eficaz para a Igreja não pode ser responsabilidade somente do comitê executivo da FIAMC e sim dever de todo médico Católico. Nenhuma contribuição é muito pequena ou sem sentido. Como Madre Teresa disse: "podemos sentir que o que estamos fazendo é apenas uma gota no oceano, mas o oceano será menor se essa gota faltar". Se você quiser contribuir em qualquer papel ou tem alguma idéia ou sugestão, por favor escreva para o secretariado da FIAMC. Prometo que vamos levar a sua oferta de ajuda e sugestões a sério. Imploro a cada um de vocês para ser o sal da terra e não apenas para arquivar as resoluções do Congresso de Manila até que nos encontremos novamente em quatro anos.

Eu gostaria de agradecer a comitê executivo anterior, especialmente Dr Jose por seus serviços para FIAMC e sua orientação continuada. Uma nota especial de agradecimento ao Cardeal Oswald Gracias para fazer o esforço tremendo apesar de sua ocupada agenda para passar um tempo conosco e por seu apoio à FIAMC. Somos inspirados pelo incentivo de nosso amado Papa Francisco em sua mensagem para nós, por ocasião do 24 Congresso FIAMC. Gostaria também de agradecer aos organizadores do Congresso Manila para trabalho fantástico que eles têm feito a curto prazo e sua calorosa hospitalidade Eu não acho que qualquer um dos participantes vai esquecer este Congresso. O mais importante é que eu gostaria de agradecer a Deus, nosso Pai Todo-Poderoso por toda a Sua providência e orar por Sua bênção contínua sobre todos vocês. Que a nossa bendita Mãe Maria vos proteja e que o Espírito Santo guiá-lo em seu esforço para ser um verdadeiro Médico Católico.

Obrigado e que Deus abençoe.


John Lee

Nenhum comentário:

Postar um comentário