terça-feira, 6 de outubro de 2015

Trezena de São Lucas

1ª Promessa do Médico Católico – Manter con
tinuadamente o aperfeiçoamento das minhas capacidades profissionais de modo a que possa dar aos doentes que em mim confiam os melhores cuidados de que eu seja capaz.
médico, chamado a ser promotor da vida, precisa capacitar-se continuamente, não só pela necessidade dentro do exercício da profissão, como também, tendo em vista o bem-estar do próximo e o cumprimento da missão que Deus lhe confiou.
Deus Pai, que pela intercessão de São Lucas, o bom médico, busquemos nosso aprimoramento técnico a fim de garantir aos nossos irmãos vida plena e saudável. Que nossa vivência cristã ilumine e inspire nosso saber e nossa pesquisa em prol do bem-estar da Humanidade. Livrai-nos da preguiça e do egoísmo que nos fechem em nós mesmos e nos impeçam de bem servir a Jesus Sofredor no próximo.
Oração da Trezena
Ó São Lucas, glorioso apóstolo e evangelista, eu vos saúdo pelo Coração de Jesus. Alcançai-me a graça de seguir com fidelidade a Jesus, pelo seu caminho, com a sua verdade em favor da vida.
Ó meu bom São Lucas, médico, que com vossas santas mãos, invocando o nome de Deus, curastes tantos enfermos de tão graves enfermidades, rogai ao bom Jesus que nos livre das enfermidades do corpo e do espírito, se for do agrado de Deus. E para Sua maior glória por toda a eternidade. Amém!
 Ó Deus, que escolhestes São Lucas para revelar, em suas palavras e escritos, o mistério do vosso amor para com os pobres, concedei aos que já se gloriam do vosso nome perseverar num só coração e numa só alma, e a todos os povos do mundo ver a vossa salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho na unidade do Espírito Santo. Amém
São Lucas Evangelista, rogai por nós. Amém.
Ao fim de cada dia da trezena: Oração do Médico
Senhor,
Eu te agradeço porque me entregaste a missão de exercer a medicina, restituir a alegria de viver às pessoas que me são confiadas a qualquer hora, momento e lugar. Ofereço-te a minha vocação de servir a sociedade como instrumento de tua providência. 
Grandes são os avanços da ciência, mas também são inúmeros os desafios à limitação humana que exige de mim seriedade, equilíbrio, sabedoria e fidelidade ao juramento que fiz.
Ó Deus da vida! Ilumina-me e faça de mim um mensageiro de misericórdia e esperança. Que no final de cada jornada eu possa celebrar o renascer da vida, fruto do trabalho e entregar-te às situações da minha limitação quando não tiver êxito.
Senhor, que vieste trazer vida e vida em abundância, tornai-me um instrumento de Tua misericórdia.
Amém!
2ª Promessa do Médico Católico – Respeitar os doentes como pessoas humanas colocando os seus interesses acima de quaisquer considerações econômicas ou políticas, e tratá-los sem quaisquer preconceitos derivados da religião, do sexo, da idade, da raça, de grupos étnicos e de circunstâncias socioeconômicas.
Recordando as palavras do Papa Francisco aos médicos: “Não existe uma vida humana mais sagrada do que outra, assim como não existe uma vida humana qualitativamente mais significativa de outra”. A defesa da dignidade inviolável de cada ser humano é o que nos dará a identidade como médicos católicos.
Senhor, que o compromisso com a vida, ameaçada em tantos aspectos, seja a razão de nossas atitudes. Inspirai em nós, gestos significativos que nos levem a oferecer assistência a todos sem distinção. Livrai-nos do perigo de perdermos a nossa identidade como servos da vida.
Oração da Trezena


3ª Promessa do Médico Católico – Defender e proteger a vida humana desde a concepção até à morte natural, aceitando que a vida humana transmitida pelos pais é uma criação de Deus e tem um destino eterno que a Ele pertence.
Se perdermos o sentido do valor incondicional da pessoa humana, perderemos igualmente a capacidade de amar, e desta forma, de servir. Alguém que não é capaz de servir àqueles mais frágeis, perdeu o sentido de humanidade.
Senhor, que a exemplo da Igreja, também nós nos coloquemos no seguimento de Jesus Cristo, que veio para que tenhamos vida, e vida em abundância (cf. Jo 10,10), declarando, através de nosso serviço, o nosso testemunho em favor da vida humana.
Oração da Trezena


4ª Promessa do Médico Católico – Recusar em todas as circunstâncias tornar-me um instrumento da utilização opressiva ou violenta da Medicina.
Reflexão de São João Paulo II: “Infelizmente, como em muitas outras atividades humanas, também na medicina o progresso científico, se por um lado representa um instrumento formidável para melhorar as condições de vida e de bem-estar, por outro pode ser também submetido à vontade de subjugar e dominar. A pesquisa científica, estando por sua própria natureza orientada para o bem do homem, corre o risco de perder a sua vocação originária. Nenhum tipo de pesquisa pode ignorar a intangibilidade de cada ser humano”.
Senhor Deus, que ao fazermos uso da arte médica, sejamos inflamados de compaixão e desejo de servir a Ti naquele que sofre. Livrai-nos da arrogância, da prepotência e do orgulho. Dai-nos a graça de ter um coração manso, humilde e compassivo como o Vosso.
Oração da Trezena


5ª Promessa do Médico Católico – Contribuir para a saúde pública colaborando nas políticas sanitárias que promovam a vida e respeitem a natureza e a dignidade da pessoa humana.
Relembremos um trecho do discurso do Papa Francisco aos médicos católicos: “... como nos recorda Encíclica Caritas in veritate, ‘a abertura à vida está no centro do verdadeiro desenvolvimento’. Não há verdadeiro desenvolvimento sem esta abertura à vida.”
Ó São Lucas, bom médico, roga por nós, para que o maior objetivo do nosso agir médico seja sempre a defesa da vida.
Senhor Jesus, que a nossa resposta a esta “cultura do descartável”, sobretudo aos mais fragilizados e marginalizados, seja um “sim” sem hesitação à promoção da vida. Que encontremos no cumprimento de nossa profissão, ocasiões para edificação de um mundo que respeite a dignidade do ser humano.
Oração da Trezena


6ª Promessa do Médico Católico – Cooperar com a aplicação das leis exceto nas situações em que, pelo meu dever de objeção de consciência, a lei civil não respeite os direitos humanos especialmente o direito à vida.
Em um de seus discursos aos médicos, São João Paulo II fez a seguinte exortação: “Médicos católicos, estais chamados, como crentes, a testemunhar Cristo através das obras de caridade fraterna e do compromisso pela promoção da paz e da justiça, contribuindo realmente para eliminar os motivos de sofrimento que humilham e entristecem o homem”.
Ó São Lucas, rogai por nós para que sejamos capazes de colocar nossos conhecimentos a serviço do próximo, da vida humana.
Dai-nos, ó Bom Jesus, pelo poder do teu Santo Espírito, a ousadia, a sabedoria e a fortaleza para denunciarmos quaisquer situações que ameacem os direitos dos irmãos fragilizados pelas enfermidades.
Oração da Trezena


7ª Promessa do Médico Católico – Prestar os meus cuidados a qualquer pessoa independentemente das suas crenças religiosas.
A medicina deve esforçar-se por ser interlocutora de cada ser humano enfermo, sem ceder a discriminações, mas indo ao encontro das necessidades de todas as pessoas”. (São João Paulo II)
Na colhida generosa e amorosa de toda vida humana, sobretudo daquela fraca e doente, o cristão exprime um aspecto importante do próprio testemunho evangélico, sob o exemplo de Cristo, que inclinou-se sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-lo”. (Papa Emérito Bento XVI)
Senhor Jesus, que eu saiba solidarizar-me com as angustias e tristezas de todos, principalmente dos que mais sofrem. Que o Espírito Santo me impulsione a proteger as vidas humanas, a ser defensor da vida em quaisquer circunstâncias.
Oração da Trezena


8ª Promessa do Médico Católico – Dar uma parte do meu tempo para tratar das pessoas pobres.
No ser humano mais desprovido, cada um de nós é convidado a reconhecer a face de Jesus, que experimentou a fragilidade, a solidão, as injúrias e a indiferença ao assumir nossa humanidade. Nossa vocação cristã nos deve impelir a que, seguindo o exemplo do Bom Samaritano, sirvamos aos irmãos mais desvalidos e os encorajemos a perseverar.
Ó Bom São Lucas, rogai por nós para que o sofrimento do Cristo no irmão continue a nos inspirar amor desinteressado para com o que padece, a fim de alivia-lo e dar-lhe refrigério. Que nossa profissão nos una à Igreja em sua vocação de Servidora da Vida.
Oração da Trezena


9ª Promessa do Médico Católico – Reconhecer que a Palavra de Deus inspira a minha atividade, formar a minha consciência de acordo com os ensinamentos da Igreja e ser-lhes fiel na minha atividade profissional.
Precisamente pelo fato de que Jesus Cristo veio ao mundo para nos revelar o desígnio divino da nossa salvação, a fé ajuda-nos a penetrar no sentido de todo o humano e, portanto, também do sofrimento. Por conseguinte, existe uma íntima relação entre a Cruz de Jesus símbolo da suprema dor e preço da nossa verdadeira liberdade e a nossa dor, que se transforma e se sublima quando é vivida na consciência da proximidade e da solidariedade de Deus”. (Papa Emérito Bento XVI)
Senhor Deus, infundi em nossos corações a Tua ternura para que, ao nos aproximarmos de nossos enfermos, nos dediquemos a eles generosamente, contribuindo, assim, para a vinda do teu Reino de Amor. Que na escuta da Tua Palavra e por ela impulsionados, nos disponhamos a servir-Te no irmão que é templo do teu Espírito Santo e cuja existência é dignificada no mistério da Redenção, realizada por Vosso filho Jesus Cristo.
Oração da Trezena


10ª Promessa do Médico Católico – Cultivar uma relação filial com Deus fortalecida na oração e ser uma testemunha fiel de Cristo.
Não deixem nunca de rezar ao Senhor e à Virgem Maria, para ter força de cumprir bem o vosso trabalho e testemunhar com coragem. Hoje é necessário coragem – testemunhar com coragem o “evangelho da vida”. (Papa Francisco)
Vivificai o serviço com a oração constante a Deus, ‘amante da vida’ (Sb11, 26), recordando sempre que a oração, em última instância, vem do Altíssimo”. (São João Paulo II)
Queremos, Ó Jesus, nos comprometer em sempre Vos buscar e, em Ti, fortalecermos nossa disposição de trabalhar para garantir saúde ao nosso próximo. Que a Tua Palavra nos inspire e oriente; que teu Santo Espírito nos vivifique e nos impulsione a dar testemunho do Teu amor àqueles que sofrem.
Oração da Trezena


11ª Promessa do Médico Católico – Praticar os princípios da moral católica em particular aqueles que se relacionam com a ética biomédica.
Palavras do Papa Francisco: “Sejam testemunhas e difusores desta “cultura da vida”. O vosso ser católico comporta uma maior responsabilidade: antes de tudo para com vocês mesmos, para com o compromisso de coerência com a vocação cristã; e depois para com a cultura contemporânea, para contribuir a reconhecer na vida humana a dimensão transcendente, a marca da obra criadora de Deus, desde o primeiro instante de sua concepção”.
Meu Pai, fazei-me Teu instrumento! Fortalecei-me com teu Santo Espírito, para que eu seja capaz de difundir o “evangelho da vida”, através do meu agir médico. Que mais almas possam Te conhecer através do nosso serviço. Que nossa razão caminhe unida à nossa fé, em busca da verdade que nos faça compreender e lutar pelo valor inestimável da vida humana.
Oração da Trezena


12ª Promessa do Médico Católico – Exprimir a bondade de Cristo na minha vida, no meu relacionamento com os doentes, com os colegas e com a sociedade.
Antes de se fazer mau uso do Dom da Medicina, os médicos católicos precisam exercer sua profissão acompanhando seus enfermos com atitudes de caridade e compaixão, ensinando-os a aceitar e conviver com os próprios limites da doença e de sua humanidade, oferecendo a Jesus os seus sofrimentos. Precisam mostrar Sua face misericordiosa e acolhedora aos colegas e à sociedade, além de empenhar-se no aprimoramento técnico e pessoal para dar testemunho deste Cristo ao mundo.
Ó Bom Jesus, iluminai-nos com os raios da Vossa infinita Misericórdia, a fim de que sejamos sinais da Tua presença vivificadora, que traz esperança e paz. Encoraja-nos a mostrar com o nosso testemunho a Tua ternura.
Oração da Trezena


13ª Promessa do Médico Católico – Participar na evangelização dos homens e das mulheres que sofrem em cooperação com o ministério pastoral da Igreja.
Precisamos, em união com a experiência médica, mostrar aos irmãos que dentro do nosso sofrimento está o de Jesus, que une nosso fardo à Sua cruz e o transforma. Se faz necessário mostrar que em Sua companhia, temos coragem de enfrentar qualquer adversidade, pois Sua luz infunde esperança e paz de espírito nos corações mais atribulados.
Senhor, ensina-nos a ser instrumentos de evangelização e consolo; que nosso saber médico, unido à Santa Igreja, traga alívio, respostas e a Tua presença ao povo.
Ó São Lucas, que assim como tu que, sendo médico, sentiu necessidade de apresentar aos irmãos o Verdadeiro Remédio, possamos contribuir com a construção do Reino de Deus na Terra.
Oração da Trezena



Nenhum comentário:

Postar um comentário